domingo, 18 de outubro de 2009

Tablatura e primeira lição

"Tablatura: Toda música escrita com auxílio de linhas e sinais convencionais. Nos séculos XVI e XVII, a tablatura era usada especialmente em relação aos instrumentos de corda; hoje, é usada para instrumentos de sopro, sob a forma de um gráfico, que assinala os orifícios que se devem abrir ou fechar."
Dicionário Michaelis

Nas nossas primeiras lições de harmônica, embaixo das notas virá a tablatura. Há varias formas de se escrever tablatura de harmônica. Aqui no nosso blog será de uma forma muito simples: o número representa o número do orifício a ser tocado; quando houver a letra A depois do número, significa que a nota é aspirada, e o S indica nota soprada. A chave é representada por um sinal de positivo (+) antes do número do orifício. Por exemplo:

+3a 4s +4a 5a 6a

No exemplo acima, primeiro temos o orifício três aspirado com chave, depois o quarto orifício soprado SEM a chave, orifício quatro aspirado com chave, cinco aspirado e seis aspirado sem chave.

Clique na imagem para ampliar.

Acima nós temos a primeira lição de harmônica do blog! O "C" após a clave de sol indica o compasso 4/4, onde cada compasso terá quatro tempos e a figura que vale um tempo é a semínima. Como todas as notas na lição são mínimas, então todas terão dois tempos. A barra dupla com dois pontos que inicia e termina a música indica que você deve tocar o trecho duas vezes. Abaixo segue o link para baixar o PDF da lição:

Lição nº1

2 comentários:

  1. A lição número 1 começa com a nota 5s para a cromática de 48 vozes ? E na cromática de 64 começa na 5s mesmo ou na 9s ?

    ResponderExcluir
  2. A tablatura é toda para 48 vozes. Sim, na 64 seria o 9s. Abraço!

    ResponderExcluir