terça-feira, 13 de outubro de 2009

Embocaduras

"A embocadura é o uso dos músculos faciais e dos lábios contra uma boquilha ou bocal de um instrumento de sopro. A embocadura apropriada permite ao instrumentista tocar o instrumento na sua completa extensão, a manter o som limpo e a evitar possíveis danos aos seus próprios músculos." (Wikipedia.org)

Boca no estado relaxado.


Existem duas técnicas de embocadura para tocar notas individualizadas. Há também outras técnicas, mas são todas variações das duas que serão explicadas aqui.


Sopro de bico

No sopro de bico, o harmonicista faz uma posição semelhante à de um assobio. Os lábios se abrem no centro, contraindo-se levemente para afunilar a passagem de ar. O bico não deve ser espremido para ficar do tamanho dos orifícios da sua harmônica, na verdade você não precisa fazer um bico tão pequeno, pois irá ficar com a boca muito tensa, o que irá deixar você cansado, com a boca doendo e produzindo um som fraco e vazado na harmônica. O seu bico deve ser maior que os orifícios, e é a parte interna dos seus lábios que irá canalizar o sopro somente para um orifício. Tente de várias formas, todo dia. Se a boca estiver doendo, tensa, cansando rápido, é porque você não está fazendo da forma correta. Tape os orifícios vizinhos ao que você quer tocar com os dedos ou fita adesiva para ouvir como é o som de apenas uma nota, então tente de novo sem tapar nenhum orifício. Com empenho, você consegue aprender em até duas semanas!


Solo por cobertura

Esta embocadura pode parecer mais difícil no início, mas logo você verá que não é tão complicado. A boca é levemente aberta por inteiro, abrangendo três ou quatro orifícios da harmônica, porém a língua encosta na harmônica, bloqueando todos os orifícios exceto o último da direita. Para aprender essa embocadura, faça o seguinte: primeiro assopre com a boca aberta, atingindo dois ou três orifícios; depois, tape todos os orifícios com a língua, interrompendo totalmente o fluxo de ar e o som; e por último, desloque a sua língua um pouco para a esquerda, liberando o ar para apenas o orifício da direita.


Cada embocadura tem suas vantagens e desvantagens, além de possuírem timbres diferentes. Com o sopro de bico, o bend fica muito mais fácil de ser executado (falaremos mais tarde sobre o bend, ou dobramento). No solo por cobertura, também chamado de "bloqueio de língua" ou "tongue blocking", você poderá alternar o lado que você toca, mudando a nota sem mudar a harmônica ou a boca de lugar, e poderá também tocar orifícios que não são vizinhos ao mesmo tempo, bloqueando os orifícios no meio com a língua.

3 comentários:

  1. Existem na verdade 4 tipos de embocaduras, o tongue blocking, o Lip Blocking, o bico (pucker) e o U tongue. Nunca perguntei para o Grossi, mas acho que ele usa o bico tb.

    um grande abraço e parabens pelo blog

    Rodrigo Eisinger

    ResponderExcluir
  2. Opa, Rodrigo! Eu achava que ele tocava usando o tongue, então vou retirar a afirmação. Sobre as outras duas embocaduras que faltaram, considero como variações do sopro de bico, não achei necessário mencionar agora, talvez depois.

    ResponderExcluir
  3. Pra iniciante qual eu devo começar ? Achei legal seu post.

    ResponderExcluir