segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Propriedades do som

Imagine qualquer som: um trovão, uma pancada, uma nota de um instrumento musical etc. Esse som possui quatro propriedades: altura, duração, intensidade e timbre.

Altura: é o que define se o som é grave, médio ou agudo. Por exemplo, o som do canto de um passarinho é bem mais agudo que o som do rugido de um leão, isso se deve à frequência do som. Sons graves possuem baixa frequência, e sons agudos, alta frequência. O ouvido humano possui uma faixa de frequências que pode ouvir, então todo som que for mais agudo que o limite(ultrassom) ou mais grave (infrassom) não será ouvido por nós. Alguns sons emitem uma frequência determinada, podendo ser chamados de notas. Cada nota musical possui uma frequência exata. O lá que fica logo acima do dó central do piano possui frequência de 440 hertz, ou seja, o ar vibra 440 vezes por segundo.

Duração: sons podem ser longos ou curtos. Podemos ter uma nota dó, por exemplo, bem longa e outra nota dó curta. Isso é representado na partitura pelas figuras de nota, que são os diferentes desenhos que uma nota pode ter.

Intensidade: mesmo que dois sons possuam mesma altura e duração, um pode ser fraco e outro forte. Na música, chamamos de "piano" quando tocamos fraco, e "forte" quando tocamos forte.

Timbre: se dois instrumentos diferentes tocarem a mesma nota, com mesma duração e mesma intensidade, ainda assim nós perceberemos diferença entre os dois, pois são instrumentos diferentes. Se duas pessoas falarem uma mesma palavra, mesmo que a altura da voz das duas seja igual (algumas pessoas possuem voz grave e outras, agudas), saberemos quem falou qual. Isso se deve pelo timbre, que é a "cor", a "textura" do som. Instrumentos diferentes possuem timbres diferentes, assim como a voz das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário