sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Continuando...

A harmônica de 48 vozes possui 12 orifícios, cada orifício possuindo 4 vozes: soprando, aspirando, soprando com a chave, aspirando com a chave. As notas graves ficam do lado esquerdo e as agudas do lado direito, então a chave também fica do lado direito e os números dos orifícios ficam na placa superior.

A primeira regra é: não assopre com força!!! Caso contrário, vai acabar desafinando ou até quebrando sua harmônica.

Experimente os sons, assopre em todas as regiões, aspire. Observe sua respiração. Tente não deixar o ar vazar, mas isso sempre acontece quando se está aprendendo. O objetivo é que todo o ar que sai da sua boca entre na harmônica, não havendo nenhum desperdício. Se você deixar o ar vazar, seu som vai sair fraco e feio.

No começo vamos trabalhar com acordes, que são grupos de notas. Assopre dois ou três orifícios, aspire. Veja o que acontece se você alargar sua boca, vai assoprar um ou dois orifícios a mais. Agora tente estreitar sua boca, mas sempre deixando ela relaxada.

Outro ponto importante é a respiração, que gosto de abordar desde o princípio. Ao tocar harmônica, usamos a respiração diafragmática, ou seja, você respira pela barriga, e não pelo peito. É só observar como os bebês respiram. Tente assoprar totalmente relaxado, com a garganta aberta, a língua relaxada e sem tensionar a boca. O próximo passo é aspirar, que deve ser exatamente igual à forma que você assopra, só mudando a direção do ar. É muito comum o aprendiz mudar a posição da língua ou tensionar a boca quando aspira, mas o correto é aspirar da mesma forma que se assopra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário