segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Altura: as notas musicais

Como já foi falado aqui, existem sete notas naturais, que em ordem ascendente são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Depois do si, teremos outro dó, só que esse dó será mais agudo que o primeiro, e depois teremos outro ré, também mais agudo, e assim por diante. Da mesma forma, antes do primeiro dó, teremos um si, mais grave. Cada uma dessas notas é representada por uma letra do alfabeto: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá) e B (si).

Em ordem decrescente fica: dó, si, lá, sol, fá, mi, ré (dó).

"A música, como regra geral, é escrita num conjunto de 5 linhas paralelas que chamamos de PAUTA ou PENTAGRAMA. Pauta é o nome do conjunto de linhas utilizado para escrever as notas musicais de uma partitura, no sistema notação da música ocidental. Atualmente a pauta contém 5 linhas e por isso também é chamada às vezes de pentagrama. No início do uso da pauta usava-se apenas uma linha colorida, data do século IX. Tempos depois outras linhas foram sendo acrescentadas, o a o pentagrama que usamos hoje, estabelecido no século XI, foi definitivamente usado a partir do século XVII.São 5 linhas e 4 espaços entre elas. As linhas e espaços são contadas de baixo para cima." (Wikipedia.org)

As notas agudas serão escritas nas parte superior da pauta, as graves ficarão na parte inferior. As notas podem ser escritas tanto nas linhas quanto no espaço entre elas:

Se escrevermos as notas em ordem consecutiva, sem fazer salto, então ficará uma nota na linha, outra no espaço logo acima, outra na linha acima, depois no espaço acima e assim por diante. Por exemplo, se começarmos na primeira linha, então a nota depois dela (vizinha mais aguda) será no primeiro espaço, e a próxima será na segunda linha.

Para definirmos onde cada nota musical fica na pauta, precisaremos usar a clave. Existem três claves musicais: a Clave de Sol, a Clave de Fá e a Clave de Dó. Se mudarmos a clave, muda a localização das notas. Por exemplo, se na clave de sol a nota mi fica na primeira linha, nas outras claves serão outras notas na primeira linha. Aqui iremos abordar apenas a clave de sol, que é a utilizada em partituras para harmônica.

Essa é a clave de sol, e essa é a nota sol, que localiza-se na segunda linha. Definindo o local de apenas uma nota, o restante será fácil: se a nota sol fica na segunda linha, a nota lá, que é sua vizinha mais aguda, ficará no segundo espaço, depois teremos a nota si na terceira linha e a nota dó no terceiro espaço.

Para escrever notas mais graves ou mais agudas ainda que essas, precisaremos usar as linhas suplementares:

O dó central é exatamente esse que se encontra na primeira linha suplementar inferior, a sexta nota da imagem acima.

Um comentário:

  1. o caros irmãos que esta apredendos a musica.
    e muito apredendo porque deus nos dandos força,
    para aprender a obra do senhor.
    estao quem esta apredendo a musica.
    esta no caminho no senhor.
    estão deus abençoes a todos que esta aprendedo.
    a musica a paz de deus a todos.

    a escritora gabryela souzza
    a irmão da itinga

    ResponderExcluir