sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Notas enarmônicas

Observe o gráfico acima; no primeiro piano temos a distância entre as notas naturais: tom entre dó e ré, tom entre ré e mi, semitom entre mi e fá, tom entre fá e sol, tom entre sol e lá, tom entre lá e si, semitom entre si e dó. No segundo piano, temos a localização dos sustenidos: o dó sustenido ficará um semitom acima do dó natural, logo na tecla negra acima. No terceiro piano podemos ver a localização dos bemóis.

Como vimos no texto anterior de teoria, enquanto o sustenido eleva a nota em um semitom, o bemol abaixa, então se entre a nota dó e a nota ré temos um tom, há uma nota entre as duas que pode ser tanto dó sustenido quanto ré bemol. Entre a nota mi e fá temos apenas um semitom, isso significa que se o mi for elevado um semitom ficará exatamente igual ao fá natural, ou seja, o mi sustenido é igual ao fá natural. O mesmo intervalo de semitom entre notas naturais também acontece do si para o dó. Essas notas de nome diferente e som igual são chamadas de notas enarmônicas, como por exemplo mi sustenido e fá, fá bemol e mi, dó sustenido e ré bemol etc.

2 comentários:

  1. olá...me responde uma coisa...o semitom encontrado entre mi e fá é diatônico, porque o semitom está entre notas de nomes diferente,ok?mas não poderia ser tambem chamado de semiton cromatico, é so dizermos que o fa natural possui o nome de mi#?Entende?é o mesmo que acontece com do a do#( semiton cromatico ) e do a reb( semitom diatonico)
    então ficaria assim: de mi a mi# ( semitom cromatico ) e de mi a fa ( semitom diatonico) O que vc me diz?

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Rosana?

    É isso mesmo que você disse, semitom diatônico é quando acontece entre duas notas diferentes (mi e fá), já o cromático é entre a mesma nota (mi e mi#). Outro exemplo seria do dó para o dó#, que é um semitom cromático, pois o diatônico seria do - réb. Mas isso é apenas uma informação, já que a harmônica é um instrumento temperado, então semitom cromático e diatônica é a mesma coisa na prática, o som é o mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir