sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Duração: tempo e metrônomo

Toda música é dividida em tempos, que servem para medir a duração das notas. Uma música pode ter tempo lento, médio ou rápido, chamamos isso de "andamento" da música, que é a velocidade do tempo. Essa velocidade é medida pela unidade BPM, que significa "batidas por minuto". Por exemplo, olhe para o ponteiro dos segundos do seu relógio analógico; o andamento dele é 60bpm, pois são sessenta batidas por minuto.

Continuemos no andamento 60bpm. Agora vamos atribuir o valor de um tempo para a semínima, consequentemente a mínima terá dois tempos e a semibreve, quatro tempos. A colcheia, que é metade da semínima, será meio tempo. Observe o gráfico abaixo:
Imagine que cada linha vertical é uma pulsação, então temos quatro tempos no gráfico acima. A linha horizontal azul é o tempo que a figura dura. Como você pode observar, se uma semibreve dura quatro tempos, ela deverá ser mantida durante esses quatro tempos, parando de soar apenas no fim do quatro tempo. Agora observe as mínimas; a primeira mínima começa no primeiro tempo e termina imediatamente antes do terceiro tempo começar, pois no terceiro tempo já teremos a outra mínima. Veja as semínimas, temos uma em cada tempo. E, por último, as colcheias, que são meio tempo nesse exemplo, então teremos duas colcheias em cada tempo, a primeira começando no início do tempo e a segunda na metade do tempo.

Tente reproduzir com a voz o que está no gráfico. O seu relógio irá contar os tempos, pois cada segundo será um tempo (60bpm). Fale "táaaa" durante todo o tempo da figura. Faça várias semibreves, cada uma durando quatro tempos (se primeira começa no primeiro tempo, a próxima será no quinto tempo), várias mínimas, semínimas e também tente a colcheia.

O metrônomo é um aparelho que serve para contar os tempos, do jeito que você usou seu relógio, mas o andamento do tempo pode ser ajustado para mais lento ou mais rápido, o que seu relógio não faz. Abaixo segue um link para pesquisar por metrônomos no site Submarino.com.br:

Pesquisar por metrônomos

Nenhum comentário:

Postar um comentário