quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A harmônica de chave

Os dois principais tipos de harmônica são a diatônica e a cromática, também chamadas de gaita de bend e gaita de chave. Nesse blog será focada a segunda, a harmônica de chave.

Diferente da diatônica, que só pode fazer as notas de sua escala (sem considerar as que podem ser obtidas por bends, overblows etc), a cromática pode fazer toda a escala cromática, ou seja, todas as 12 notas musicais.

As notas musicais são divididas em dois tipos: as naturais (DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI), que são sete; e as alteradas (DÓ#/RÉb, RÉ#/MIb, FÁ#/SOLb, SOL#/LÁb, LÁ#/SIb), que são cinco. Portanto, ao total existem 12 notas musicais.

O funcionamento da cromática é muito simples: imagine duas harmônicas sobrepostas, uma na afinação de C (DÓ) e outra em C# (DÓ#), é exatamente isso que ela é! Embaixo do orifício 1, que é a nota dó, há outro orifício com a nota dó sustenido, e é aí que entra a chave! A chave tapa todos os orifícios inferiores (a suposta harmônica em C#) e, quando acionada, tapa os orifícios superiores e libera os inferiores. Assim você poderá fazer todas as 12 notas musicais!

Quero deixar claro que isso não faz da harmônica cromática melhor em nada que a diatônica, pois essa comparação é totalmente absurda! São instrumentos diferentes, de timbres diferentes, notas diferentes, técnicas diferentes etc. É como querer comparar guitarra e violão, teclado e piano, flauta e pífano.

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