sexta-feira, 16 de abril de 2010

Relaxamento

Nessa postagem iremos falar um pouco sobre a importância de se fazer exercícios de relaxação (ou relaxamento), aquecimento e alguns alongamentos básicos.
Na verdade, qualquer tarefa que você vá fazer que exija concentração, técnica, velocidade e muito tempo com movimentos repetitivos exige tanto que você a execute de forma relaxada e que faça aquecimento e alongamento antes.

Relaxamento: para se tocar com técnica, deve-se estar relaxado, para tocar com velocidade também. Ora, mas o que é "estar relaxado"?! É o contrário de estar tenso, tanto no aspecto emocional como no físico, já que o primeiro influi diretamente sobre o segundo. Mas aqui trataremos apenas do relaxamento físico, deixando o emocional para blogs de psicólogos e semelhantes. Relaxar é eliminar todas as tensões musculares, estas travam os movimentos do músico e tornam mais penoso o ato de tocar. Você faz centenas de vezes os mesmos movimentos com os dedos ao tocar, e estar tenso vai dificultar, endurecendo os movimentos, exigindo mais de seus músculos e tendões, o que poderá até ocasionar lesões posteriores, como uma tendinite.

Primeiro, você deve respirar lentamente, isso ajudará a acalmar sua mente e relaxar o corpo. Em pé ou confortavelmente sentado com a postura ereta e ambos os pés no chão, solte os braços, deixando-os penderem em direção ao chão. Agora sinta se você está contraindo algum músculo, o que não é desejável, pois o braço deverá estar totalmente relaxado, como um membro inerte. Uma dica simples para quem tiver dificuldade: é só imaginar que você desligou ambos os braços, simples. Após relaxar completamente os membros, sacuda as mãos com os dedos soltos por alguns segundos, isso irá ajudar a relaxar os dedos e estimulará a circulação sanguínea na região. Agora solte novamente os braços e sinta se estão completamente relaxados. Quem notar dificuldade nesta tarefa deve repeti-la todos os dias até dominar a habilidade de relaxar o corpo.

Ao se tocar, você deve sempre manter em mente que o melhor movimento é o menor movimento. Sempre evite movimentos desnecessários ao tocar, como afastar demais o dedo da chave (o dedo deve sempre estar em contato com a chave, afastá-lo só irá aumentar a amplitude do movimento necessário para acioná-la novamente). Força e pressão também são desnecessários, por isso, sempre observe se você não está pressionando demasiadamente a sua harmônica, isso irá cansar seus músculos e deixar mais lento o dedo da chave. Não podemos esquecer da região bucal: boca, língua, faringe, isso tudo também deve estar relaxado, a não ser quando você precisar contrair para fazer alguma técnica ou usar outro timbre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário