Ótimo texto sobre respiração para flauta, podendo ser todo aproveitado para a harmônica:
"A respiração que você usa no dia-a-dia não é o suficiente para tocar a flauta com intensidade e um bom prolongamento do sopro. Para isso, você deve aprender como respirar corretamente. Além disso, você irá controlar o ar com mais facilidade, melhorando a entonação do seu sopro.
"É interessante saber o que acontece quando você respira. Todo mundo percebe que há uma conexão entre o movimento de expansão e contração do tórax enquanto respiramos, mas ela é entendida de forma errada pela maioria das pessoas. Elas pensam que o nosso peito se expande porque é empurrado pelo ar. Pelo que sentimos, parece ser assim mesmo. Mas na verdade é o contrário. O ar é sugado porque expandimos o tórax primeiro.
"Ao respirar, você expande seu peito e cria espaços dentro de você. O ar então entra e ocupa todos os espaços possíveis. Por isso você deve criar o maior espaço possível e assim desenvolver uma respiração mais eficiente.
"Ao mesmo tempo em que você move sua costela para fora, você move um músculo chamado diafragma para baixo. A maioria das pessoas apenas move suas costelas, aproveitando apenas uma pequena parte do que poderiam se usassem corretamente o diafragma. Esse músculo está situado entre os pulmões e o estômago.
"Aqui está um bom exercício para melhorar a respiração: deite no chão e ponha o um livro pesado sobre o seu estômago. Inspire profundamente e repare que o livro está subindo. Expire e veja como ele desce logo depois."
Texto e imagem extraídos do blog Saiba Música (saibamusica.blogspot.com).
Muito interessante este texto, é percptivel a dificuldade de uma pessoal que não se atentou para a existência do diafragma e também dos músculos intercostais, que, os dois junto, são responsaveis por praticamente toda nossa capacidade pulmonar... trazendo também mais qualidade de projeção sonora e timbre, além de, é claro, não matar a nota no final por falta de ar...
ResponderExcluirpaulo prot.
cromatismo.wordpress.com