quarta-feira, 26 de maio de 2010

Villa-Lobos - Concerto para Harmônica e Orquestra

Vamos degustar essa grande obra do ilustríssimo compositor Heitor Villa-Lobos, para harmônica e orquestra.







Caso seu navegador não abra os players, aqui vão os links:
1º Movimento
2º Movimento
3º Movimento


"Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas."

Wikipedia.org.br

domingo, 23 de maio de 2010

Oh, Minas Gerais

Abaixo segue mais uma música do folclore brasileiro: Oh, Minas Gerais, que está escrita duas vezes, a primeira em C (no tom de dó maior, usando as notas da escala de dó maior) e a segunda em G (sol maior). A lição está incompleta na segunda tonalidade, pois você deverá completar o restante, podendo usa tanto o seu ouvido musical como observar o desenho da melodia no tom C para poder transpor para G.

Note que há um sustenido ao lado da clave, logo no início da pauta, mas somente na música no tom de G. Esse sustenido está localizado exatamente no lugar da nota fá, e indica que todos os fás da música serão sustenidos (um semitom acima, basta apertar a chave). Essas alterações ao lado da clave são fixos, valem para a música toda e compoem a chamada armadura de clave. Com essas informações, podemos concluir que na tonalidade de Dó Maior a armadura não possui nenhuma alteração, enquanto que na tonalidade de Sol Maior encontramos o fá sustenido na armadura.

Oh, Minas Gerais

Bom estudo!