quarta-feira, 24 de março de 2010

Escala cromática

Escala é uma sequência de notas de alturas diferentes (ou seja, as notas não podem se repetir), com a extensão de uma oitava entre a primeira e última notas (se começar na nota dó, termina no dó superior). Existem três tipos principais de escala: diatônica, cromática e de tons inteiros, também chamada de escala hexafônica (embora existam outras escalas hexafônicas que não sejam de tons inteiros).

Escala cromática é toda e qualquer escala que possua apenas o intervalo de semitom entre notas vizinhas. Por exemplo, se começarmos na nota dó, a próxima será um semitom acima (DÓ# ou RÉb), e a outra será um semitom acima desta, continuando até chegar no outro DÓ. Por dedução óbvia, podemos concluir que a escala cromática possui 13 notas, que são os doze semitons (DÓ, DÓ#, RÉ, RÉ#, MI, FÁ, FÁ#, SOL, SOL#, LÁ, LÁ#, SI) mais a repetição do DÓ no final. Sendo assim, todas as escalas cromáticas são iguais, mudando apenas a nota de início.

Escala de tons inteiros é toda e qualquer escala que possua apenas o intervalo de tom entre as notas vizinhas. Por exemplo: partindo da tonalidade de dó maior será dó - ré - mi - fá# - sol# - lá#; partindo da tonalidade de sol será sol - lá - si - dó# - ré# - mi#.

E, por último, a escala diatônica, que possui tanto intervalos de semitom como de tom (até de tom e meio, em alguns casos). Isso dá inúmeras possibilidades de combinações, e cada combinação diferente possui uma denominação. Por exemplo, a escala maior (que já estudamos) possui a seguinte configuração: tom - tom - semitom - tom - tom - tom - semitom, sendo toda escala maior qualquer uma que respeite esses intervalos.

Finalmente, o exercício, que é com a escala cromática começando na nota DÓ. Escrevi tanto a escala cromática com sustenidos e com bemóis, o que dá o mesmo resultado na prática. Abaixo da primeira sequência, está a tablatura; você deve tentar tocar o restante sem tablatura, mas caso não consiga, escreva a tablatura do resto do exercício. Depois de praticar bastante, repita tudo de novo, mas começando no DÓ do orifício 5 soprado.

Escala cromática

Bom estudo!

terça-feira, 23 de março de 2010

Bequadro

"Na notação musical, um bequadro (símbolo \natural) anula um acidente (sustenido ou bemol). Por exemplo, numa partitura em Sol Maior (cuja clave contém o Fá#, que se propaga até à barra final ou até uma modulação), quando se pretende fazer um movimento para a nota Fá natural. O bequadro também se utiliza dentro de um mesmo compasso em que a nota tenha sido previamente acidentada, para restituí-la à sua natural; se o bequadro não for utilizado, o acidente propagar-se-á até ao final do compasso."

Wikipedia.org.br

Vejamos o exemplo abaixo, onde a primeira nota é um lá sustenido, mas depois temos lá natural, então será necessário escrever um bequadro para indicar a nota natural, caso contrário o sustenido valeria até o final do compasso:
A música é Bachianas Brasileiras Nº 5, de Villa-Lobos.

Exercício sobre escala de C

O seguinte exercício foi adaptado do método Hanon de piano. É um exercício utilizando a escala de C (dó maior), ou seja, no tom de dó maior, somente com as notas desse tom (as sete notas naturais). O sinal 8ª--------- indica que todas as notas sob a linha deverão ser tocadas uma oitava acima. Você deve começar no dó do orifício um. A barra dupla separa as duas partes do exercício, sendo a primeira parte ascendente e a segunda, descendente.

Após dominar o exercício, tente fazer o mesmo na tonalidade de G (sol maior), ou seja, começando na nota sol e com todos as notas fá sustenidas.

Exercício sobre escala de C

Bom estudo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Novo MySpace

Galera, enquanto ainda ando meio ocupado, vocês podem tirar suas dúvidas pelo novo perfil que fiz no MySpace: www.myspace.com/victorleao

Abraço a todos e até breve!