sábado, 7 de novembro de 2009

Escalas maiores

A lição de hoje é um exercício com todas as doze escalas maiores. Bom, já falamos sobre a escala maior em uma postagem anterior de teoria musical, agora vamos aplicar esse conhecimento na prática. Você já sabe a distância entre as notas, já sabe que entre si e dó é semitom natural, assim como entre mi e fá, já aprendeu sobre as alterações (sustenido e bemol), então agora vamos tocar as doze escalas maiores existentes, pois cada uma começa em uma das doze notas musicais -- lembre-se que são sete naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) e cinco alteradas (dó#, ré#, fá#, sol# e lá#). Para você compreender integralmente esse assunto, antes deverá estudar bastante sobre as notas enarmônicas que já falamos, que são as notas que possuem nomes diferentes, porém são notas iguais, como por exemplo, DÓ# e RÉb.

A partir da escala de Si maior, a tablatura não está escrita, então você pode tentar quebrar a cabeça para compreender melhor o uso da chave, ou, se achar muito difícil, pode escrever a tablatura das notas alteradas que faltam. Depois que estiver tocando todas as escalas corretamente, tente tocar todas as notas com duração igual, não demorando em nenhuma e nem correndo em outras. Abaixo segue o link da lição:

Escalas maiores

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marcha, Soldado

Nossa próxima lição será a canção "Marcha, Soldado". Ela está escrita em três tonalidades diferentes, que usam regiões diferentes da harmônica, explorando a região grave. É normal ter dificuldade nas notas aspiradas da região grave (orifício um ao quatro). Toque vagarosamente, escutando o som de cada nota, prestando atenção na sua respiração.

A primeira tonalidade que a música está escrita é a de Sol maior, depois em Dó maior (compasso 17), e depois no tom de Fá maior (compasso 33). Provavelmente, você terá que se dedicar mais na última parte, pois há várias notas graves aspiradas, e temos também uma nota alterada, que é o si bemol. A nota si bemol é enarmônica do lá sustenido, ou seja, são notas equivalentes (possuem nomes diferentes, mas sons iguais). Quando você aciona a chave da harmônica cromática, todas as notas são elevadas um semitom, então para fazer o si bemol você tocará o orifício três aspirado com a chave apertada (sem a chave seria a nota lá natural, com a chave torna-se o lá sustenido, enarmônico do si bemol).

Marcha, Soldado